top of page

POR ONDE COMEÇAR?

     Caso alguém próximo desapareça é importante seguir algumas orientações para que seja dado início ao processo de busca por parte das autoridades e também das organizações que trabalham com pessoas desaparecidas. Verifique o passo a passo descrevendo cada procedimento que deve ser tomado em caso de desaparecimento:

       1. Tenha certeza de que a pessoa desapareceu. Verifique os últimos locais em que a pessoa esteve, ligue para amigos e pessoas mais próximas com as quais ela mantém contato, ligue para números de emergência para verificar a possibilidade de um acidente:

  • Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) - 192

  • Corpo de Bombeiros - 193

  • Polícia Militar- 190

       2. Após se certificar que a pessoa está realmente desaparecida, pode-se realizar o Boletim de Ocorrência de Desaparecimento imediatamente em qualquer delegacia ou pela delegacia eletrônica. 

O B.O. também pode ser feito diretamente na 5° Delegacia de Pessoas Desaparecidas de São Paulo.

OBS: ao realizar o B.O. de uma pessoa desaparecida, o RG dela é bloqueado.

 

      3. Com o B.O. registrado, procure órgãos que possam dar apoio a busca:

  • Divisão de Localização familiar e Desaparecidos - pode auxiliar nas buscas de desaparecidos principalmente com cruzamento de dados com serviços de acolhimento e hospitais públicos e privados.

  • Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID) - auxilia na localização de desaparecidos por meio de um sistema de dados que opera de forma integrada com outros órgãos cruzando informações. Para acessar o sistema PLID preencha o formulário no site do MPSP: https://www.mpsp.mp.br/desaparecidos

  • Defensoria Pública do Estado de São Paulo - presta assistência jurídica gratuita para familiares que não tem condições de para contratar advogados particulares. É por meio da Defensoria que o familiar pode realizar a declaração de ausência - declaração que comprova o desaparecimento e permite que o familiar administre os bens da pessoa desaparecida.

    Para fazer um agendamento, acesse o site do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria

WhatsApp Image 2023-11-23 at 13.29.13.jpeg
O que é uma Declaração de Ausência?
00:00 / 01:59

         4. Verificação de óbito. Esse é um dos passos mais difíceis dessa jornada, mas também é muito importante. Se possível, não vá sozinho, você pode levar alguém para ir com você fazer esse reconhecimento.

        Abaixo, segue uma lista dos principais serviços de verificação de óbito para dowload.

          5. Verificar em hospitais públicos, prontos-socorros e postos de saúde. Caso seu desaparecido tenha sofrido um acidente ele pode ter sido atendido em algum hospital. Procure pelos hospitais mais próximos do local onde ele frequentava ou foi visto pela última vez. Ao chegar lá, procure o serviço social e explique que está procurando uma pessoa desaparecida que pode não ter sido identificada no hospital.

         6. Divulgar para a sociedade. É fundamental que fotos e informações, como as roupas que estava usando e o último local que foi visto, sejam divulgadas para o máximo de pessoas possível. Você pode publicar em suas redes sociais ou em grupos no Facebook. Procure uma ONG que possa lhe ajudar a divulgar as informações e buscar apoio com outras pessoas que também procuram por desaparecidos.

Conheça algumas ONGs que trabalham com desaparecidos

ONGs

DESAPARECIDOS

que trabalham com

20231112_110351_edited.jpg
Captura de Tela (180)_edited.jpg
Captura de Tela (179)_edited.jpg

       7. Reencontro. Este é o passo mais aguardado, quanto mais rápido for realizado o B.O. e a divulgação das imagens, maiores são as chances de reencontrar a pessoa desaparecida. Não se esqueça de realizar o B.O. de Encontro de pessoa para desbloquear o RG do, até então, desaparecido.

     O BO de encontro de pessoa pode ser realizado em qualquer delegacia, inclusive a 5° Delegacia de Pessoas Desaparecidas de São Paulo.

     Também pode ser realizado pela delegacia eletrônica.

      Para mais informações, verifique as cartilhas de enfrentamento ao desaparecimento da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo e do Ministério Público de São Paulo:

bottom of page